Nascida em 23/04/1914, na cidade de Santa Cruz do Sul RS.
Falecida em 28/09/1998, na cidade de Santa Rosa RS.
Filha de Albino Böeck e Olga Luiza Böeck, era a mais velha entre os irmãos: Lídio, Agnes, e Norma Böeck.
Mudou-se com a família para Santa Rosa ainda pequena. Perdeu a mãe muito cedo, com 34 anos, e praticamente assumiu o lugar desta para cuidar dos irmãos menores, de seu pai, e de todos afazeres e responsabilidades da casa… Foi em Santa Rosa que conheceu Agostinho, e em 1932 vieram a se casar em Santa Cruz do Sul, regressando novamente e estabelecendo moradia definitiva em Santa Rosa. Nesta época, a prima Erica Leusin ainda criança, veio morar com o casal, e a partir daí tomou Helma e Agostinho como sua família… No início foram tempos difíceis de Helma ao lado do marido, que se dedicara ao ramo de “cinema” na região, mas com a ajuda da esposa, muito trabalho e dedicação de ambos, conseguiram prosperar…
Erica cresceu na família considerada por todos como irmã de Jacir. Ela nunca se casou, e mesmo depois da morte de Agostinho totalizou uma convivência com Helma, que durou mais de 60 anos. Duas companheiras inseparáveis…
No ano de 1945, junto com o pastor Kurt Benno Eckert (falecido em 20/09/2017) , Helma convidou um grupo de senhoras para iniciar os trabalhos da OASE (Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas) de Santa Rosa. A primeira reunião realizou-se embaixo de uma árvore e assim aos poucos o grupo foi crescendo… Helma foi uma batalhadora…como ela mesma dizia: “Na grande seara do Senhor, temos ainda muito trabalho para fazer”. Em Julho de 1998, Helma ainda comemorou os 53 anos de comunhão, testemunho e serviço na OASE, o que ela tão bem desempenhou em todos esses anos… A OASE Paroquial de Santa Rosa, sempre lembrará com carinho e saudades a sua fundadora….
Esta é uma entrevista de Helma com Araci (amiga), realizada no final dos anos 80, e conta um pouco da história de Santa Rosa…